DECLARAÇÃO COMUM DO PAPA BENTO XVI E DO PATRIARCA BARTOLOMEU I

"Este é o dia que o Senhor fez , alegremo-nos e regozijemo-nos nele"
(Salmo 117,24)


A fraternal reunião que tivemos ,o Papa de Roma Bento XVI e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I , é uma obra de Deus e de algum modo um dom que Dele procede . Agradecemos Áquele que concede todos os dons , Áquele que nos permitiu novamente expressar na oração e em troca nossa alegria de nos sentir irmãos e de renovar nosso compromisso na perspectiva da COMUNHÃO PLENA .Este compromisso da vontade de Nosso Senhor e de nossa responsabilidade como pastores na Igreja de Cristo . Nossa reunião quer ser um sinal de apoio para todos, a fim de que compartilhemos os mesmos sentimentos e as mesmas disposições de fraternidade , cooperação e comunhão no Amor e a Verdade . O Espírito Santo nos conduzirá  à preparação do grande dia da reconstituição da unidade plena , quando e como Deus quiser.

1-Recordamos com gratidão as reuniões de nossos respeitáveis predecessores , abençoados por Deus ,os quais mostraram ao mundo a urgência da união e marcaram o caminho a fim de chegarmos a ela através do diálogo , da oração e da vida eclesiástica quotidiana . O Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras I , peregrinos em Jerusalém , onde Jesus Cristo morreu e ressuscitou para a salvação do mundo , se reuniram à partir de então , aqui no Al-Fanar e em Roma . Nos deixaram uma Declaração Comum , que conserva todo o seu valor , ressaltando que o verdadeiro diálogo de amor deve apoiar e inspirar todas as relações dentre as pessoas e estas Igrejas , " deve ser baseado na plena confiança no único Senhor Jesus Cristo no mútuo respeito das respectivas tradições"(Tomos Agapis) ". De maneira nenhuma esquecemos o intercâmbio de visitas entre sua Santidade o Papa João Paulo II e sua Santidade o Patriarca Demétrios I .
Exatamente durante a visita do Papa João Paulo II , em sua primeira visita ecumênica , foi anunciada a formação da comissão mista do diálogo teológico entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa . Nela participaram nossas Igrejas em posse do proclamado objetivo de Reconstituição da Comunhão Plena

No tocante às relações entre as Igrejas de Roma e Constantinopla , não podemos nos esquecer a práxis oficial , através da qual deixaram no esquecimento os antigos anátemas , os quais influenciavam as relações de nossas Igrejas através dos séculos de maneira negativa .No entanto aproveitamos desta Práxis todas as conseqüências positivas , as quais podem resultar de positivo na direção de nosso objetivo  à  unidade  plena , à qual chamou-se Comissão Mista , a fim de oferecer um importante apoio. Incitamos aos nossos fiéis que se comprometam em um papel ativo neste processo através da oração e de ações importantes .


2-Durante a reunião plenária da Comissão Mista do Diálogo Teológico , que se realizou em Belgrado recentemente , que usufruiu da generosa hospitalidade da Igreja Ortodoxa da Sérbia ,expressamos nossa profunda alegria pela reativação do diálogo teológico , após uma interrupção de alguns anos devida à diversas dificuldades , a Comissão pôde trabalhar novamente em espírito de amizade e cooperação .  Examinando o Tema : "Autoridade e Sinodalidade na Igreja " em sua dimensão local , periférica e ecumênica , assumiu uma fase de estudo das conseqüências eclesiológicas e canônicas da natureza da Igreja Mistério .


3-Como pastores ,pensamos em primeiro lugar na missão da proclamação do Evangelho no mundo moderno . Esta missão , " Ide pois e fazei discípulos a todos os povos " ( Mat.28:19)  é mais do que nunca atual e necessária , mesmo nas nações tradicionalmente cristãs Tampouco poderemos ignorar a exaltação da secularização , da relatividade e do nihilismo , sobretudo no mundo ocidental . Tudo isto exige uma renovada e potente projeção do Evangelho ,adequada às tendências culturais modernas . Nossas tradições constituem para nós uma herança , que devermos compartilhar , promover e manter constantemente atual Por isso , devemos fortalecer a cooperação e o nosso testemunho comum para todas as nações .


4-Consideramos positivamente a direção da formação da União Européia . Os precursores desta grande iniciativa não devem omitir e terem em consideração todos os pontos de vista ,os quais se referem à pessoa humana e ao seus direitos inalienáveis ,especialmente a Liberdade religiosa , que é prova e garantia do respeito de toda outra liberdade .Em cada iniciativa de união é necessário que se protejam as minorias com suas tradições próprias culturais e particularidades religiosas . Na Europa , mantendo-se sempre abertos para outras religiões e aos seus aportes à cultura , devem unir esforços para proteger as raízes cristãs , suas tradições e seus valores , a fim de assegurarmos o respeito da história e contribuirmos também na cultura da futura Europa para a qualidade das relações humanas em todos os níveis . Neste contexto, como poderemos nos referir aos antiquíssimos testemunhos e a brilhante herança cristã do lugar onde nos encontramos , começando com as palavras do livro dos Atos dos Apóstolos , através da pessoa de São Paulo ,apóstolo das nações ? Neste local se encontraram a mensagem do Evangelho e a antiga tradição cultural.Este vínculo , que tanto contribuiu em nossa  comum herança cristã  se conserva atual e há de produzir no futuro outros frutos para a promoção do Evangelho e para a nossa UNIÃO

5- Nossos olhos se voltam para os recantos  do mundo de hoje , nos quais vivem cristãos , e para as dificuldades que eles enfrentam , concretamente  a fome ,as guerras ,o terrorismo , como também para as diversas formas de exploração dos pobres ,dos imigrantes , das mulheres e das crianças . Católicos e Ortodoxos são chamados a assumir ações concretas conjuntamente em favor do respeito pelos direitos humanos de todo homem criado à imagem e semelhança de Deus , e de seu desenvolvimento econômico , social e político . Nossas tradições teológicas e morais podem oferecer uma  base sólida de ação e ensinamento comum.Desejamos acima de tudo proclamar que o crime a inocentes em nome de Deus é uma ofensa contra Ele e a dignidade humana.Devemos comprometermo-nos todos para uma renovada diaconia do homem e para proteger a vida humana , a vida humana em sua totalidade .

Temos profundamente em nosso coração a causa  pela paz no oriente médio,onde Nosso Senhor viveu ,sofreu ,morreu e ressuscitou , e onde vivem desde muitos séculos muitos irmãos cristãos .Desejamos ferventemente a reconstituição da paz naquela terra , a amplificação da admirável coexistência entre seus diversos povos , entre as Igrejas , e entre as diferentes religiões que lá se encontram .Por isso aprovamos o desenvolvimento das relações entre os cristãos e de um diálogo intereligioso autêntico e oficial , sobre a perspectiva de uma luta contra todo tipo de violência e distinções

6-Hoje , diante dos perigos para o Meio Ambiente , queremos também expressar nossa preocupação pelas conseqüências negativas para a humanidade e para toda a criação que podem ser produzidos por um determinado desenvolvimento tecnológico e econômico sem limites .Como líderes eclesiásticos , consideramos nossa obrigação apoiar e animar todos os esforços que foram realizados e por realizar para a proteção  da criação de Deus e para  entregarmos às novas gerações um mundo em que possam viver.

7-Finalmente ,o nosso pensamento se dirige á todos vós , fiéis de ambas as Igrejas presentes em todo o mundo , bispos , sacerdotes , diáconos , monges e monjas , homens leigos e mulheres , envolvidos em qualquer serviço eclesiástico e a todos os batizados . Saudamos em Cristo á todos os demais cristãos , assegurando-lhes nossa oração e nossa boa disposição para o diálogo e a cooperação . Saudamos à todos vós com as palavras do Apóstolo das nações : "A vós a paz da parte de Deus , nosso Pai  e do Senhor Jesus Cristo "

Al-Fanar, 30 Novembro de  2006


BENTO XVI                                                  BARTOLOMEU I